As orquídeas e bromélias são flores sofisticadas que alcançaram notável espaço em coleções botânicas nas Américas e Europa.
A Deslumbrante Beleza dasOrquídeas
As orquídeas são conhecidas por sua incrível riqueza de formas com mais de 25.000 espécies catalogadas.
obter mais informações
Comumente descobertas em florestas tropicais e subtropicais, estas flores demonstram estratégias surpreendentes de adaptação em distintos nichos ecológicos.
Conhecendo Melhor as Neoregelias
As bromélias pertencem na classificação botânica Bromeliaceae e são nativas majoritariamente das regiões tropicais americanas.
Mostrando arquiteturas particulares, muitas bromélias formam um tanque acumulador para preservar precipitações. Esta adaptação permite que sobrevivam em ambientes secos.
Diretrizes para o Cultivo de suas Plantas Exóticas
Exposição Solar Correta
Grande parte das espécies de orquídeas aprecia claridade sem sol direto. Já as bromélias adaptam-se bem a diversos ambientes quanto à claridade, variando conforme o tipo.
Irrigação e Vaporização
O encharcamento do substrato é um dos principais vilões no cultivo de Orchidaceae. É preferível hidratar apenas quando o substrato estiver seco.
Nas variedades que desenvolvem acúmulo de água, procure manter líquido neste receptáculo substituindo-a a cada semana para evitar a proliferação de mosquitos.
Substrato e Nutrição
Orquídeas geralmente crescem melhor em substratos específicos que previnem o acúmulo de umidade.
Misturas contendo pedaços de córtex vegetal, substância adsorvente junto com componentes arejados são ideais.
O plantio de bromélias é viável em múltiplas bases de plantio, a exemplo de formulações para espécies não-terrestres, terra vegetal leve ou até mesmo fixadas em troncos.
Dificuldades Habituais e Correções
Infestações e Patologias
Cochonilhas, ácaros e pulgões figuram como questões habituais na manutenção destas espécies.
As estratégias de proteção consideram fluxo aéreo suficiente, evitar excesso de umidade e avaliar rotineiramente as flores.
Dificuldades no Florescimento
Se a planta não produz flores, verifique se estão recebendo luz suficiente. Muitas orquídeas precisam de uma queda na temperatura noturna para estimular o florescimento.
A fase reprodutiva das bromélias usualmente acontece somente em uma ocasião durante seu ciclo de vida, contudo formam clones que são passíveis de replantio uma vez concluída a etapa de florescimento.
Aspectos Positivos de Possuir Estas Flores Sofisticadas
Para além do apelo estético, estes elementos botânicos concedem ganhos para o ar que respiramos.
Algumas espécies ajudam para melhorar a qualidade atmosférica, reduzindo componentes prejudiciais e amplificando a quantidade de vapor d'água.
O passatempo de adquirir espécimes tão particulares igualmente oferece benefícios terapêuticos, tranquilizando o espírito e instituindo relação com o ambiente natural.
Iniciando no Mundo das Plantas Exóticas Tropicais
Para os principiantes, sugere-se partir com espécies mais resistentes.
Orquídeas como Phalaenopsis e bromélias do gênero Tillandsia constituem alternativas adequadas para amadores no cultivo.
Procure informações com vendedores experientes e fóruns virtuais para aumentar sua habilidade em relação a estas notáveis flores.